O Acompanhamento

O primeiro ano de vida de seu bebê é especial. Parece que a cada dia ele muda, cresce e se desenvolve. Nos primeiros quinze dias de vida, ele ainda é frágil e mal acompanha o mundo exterior. Mas, em poucos meses ele já abre os olhos e identifica os pais e alguns objetos. Mais alguns meses e já sustentam a cabeça e esboçam sentar. Logo logo começam a engatinhar e antes que você perceba, seu bebê já cresceu tanto que a saudades de quando ainda era pequeno começa a apertar!



Abaixo seguem fotos de ensaios realizados em nosso estúdio.


Introdução

Ensaios todo o mês ou de três em três meses?

Conheça nosso estúdio

Amamentação & Alimentação

Poses, cenários e procedimentos

Segurança e cuidados

Quanto tempo dura o ensaio

O que levar

Roupas dos pais e parentes

Quantas pessoas podem acompanhar o ensaio

Quanto custa o ensaio de acompanhamento?


Introdução

O acompanhamento consiste em sessões fotográficas de três em três meses, bimestrais, ou mensais, para permitir que você tenha a lembrança do crescimento de seu filho durante o primeiro ano de vida.

O ideal é realizar os ensaios com uma fotógrafa especializada em Newborn, pois os mesmos cuidados com o recém nascido também devem ser adotados com o bebê, principalmente nos primeiros anos de vida. A segurança do bebê continua vindo em primeiro lugar.

É importante mencionar que os fotógrafos receberam treinamento especial para garantir a segurança do bebê em todas as idades e sabem como se dá todo o desenvolvimento inicial do bebê. Além disso cuidados especiais de higienes e de segurança são adotados.

Nada melhor do que ver algumas fotos para entender. Ao final da página, encontrará diversas fotos!


Ensaios todo o mês ou de três em três meses?

Nós recomendamos ensaios de 3 em 3 meses. Mas isso se deve mais ao nosso estilo de fotografia. Como buscamos fotos mais elaboradas, mais artísticas e harmônicas, nosso ensaio costuma durar mais tempo. Assim, produzimos mais fotos por sessão fotográfica, o que faz com que a necessidade de ensaios mensais diminuam.

Um outro estilo é fazer uma sessão curta, mais rápida e menos trabalhada. Assim, o fotógrafo poderá tirar fotos de vários clientes num mesmo dia, tendo um giro maior. Esse não é nosso estilo.

Tentamos colocar Arte, Carinho, Cuidado e Amor em cada clique. Fotos de qualidade demandam tempo e trabalho.

Acreditamos que o acompanhamento de 3 em 3 meses é o suficiente para que, ao final de um ano de vida do seu bebê, você consiga visualizar muito bem seu crescimento nessa fase tão linda.

Mas, se você preferir, podemos fazer o acompanhamento mensal! A vantagem do acompanhamento mensal é que você terá fotos em um menor espaço de tempo, permitindo ver em detalhes como apenas alguns dias de vida fizeram tanta diferença em seu bebê.

É importante saber que, mesmo se fizermos o acompanhamento mensal ou bimestral, faremos o ensaio com todo o cuidado e carinho, de modo que o tempo de duração dele não será reduzido significativamente.


Conheça o estúdio

Nosso home-estúdio fica no Condomínio Morada dos Nobres, em Sobradinho, Brasília – DF (Google Maps). O local é vigiado 24h por dia, possui frequentemente uma patrulha policial em frente e a entrada somente pode ser realizada mediante identificação. Há um circuito interno de TV com gravações e rondas de vigias constantes. É um local muito tranquilo e seguro.

O estúdio fica no térreo e é assessível com uma rampa. Não há escadas ou dificuldades de acesso.

Dentro, o estúdio conta com TV cabeada (HBO, Discovery e Cartoon disponíveis), Netflix, Disney+ Channel e Amazon Prime. Mas, uma boa música às vezes é melhor que qualquer TV. Assim, também contamos com um som que pode ser pareado via Bluetooth com seu celular para reproduzir sua lista favorita.

É servido um lanche variado, água gelada e natural, bem como um cafezinho Nespresso feito na hora. Há um grande sofá e um banheiro limpo de uso exlusivo do cliente.

O home-estúdio foi pensado para seu conforto e segurança.


Amamentação & Alimentação

Mesmo quando cresce, o bebê precisa amamentar ou se alimentar. Nos primeiros dias de vida do bebê ele dorme pela maior parte do dia, acordando principalmente apenas para mamar. Mas, a medida que vai crescendo, a necessidade de se alimentar de forma tão constante diminui. De qualquer forma, ter o bebê bem alimentado é importante. Por isso, recomendamos que dê de mamar ou alimente seu filho com calma e carinho.

Sempre dê de mamar até o peito esvaziar ou até o bebê ficar com a barriguinha cheia. Não tenha pressa, nós vamos te esperar! A amamentação no peito tem três fazes, sendo que a gordura, os nutrientes que mais enchem a barriguinha de seu filho, somente se solta na última fase. Assim, é importante, a medida que seu filho cresce, dar de mamar até o peito esvaziar.

Dar de mamar faz parte de fotografar. Se o bebê dormir enquanto mama e você sentir que ele pode não ter mamado tudo o que ele queria, mexa com ele, o acorde e o faça mamar mais. Se você o alimenta com mamadeira ou com papinha, essa é uma foto importante para tirar!

Nosso home-estúdio conta com um grande sofá confortável, ou uma cadeira de amamentação com almofada própria para isso. Claro, tudo muito limpo e seguro! Além disso temos, disponível, qualquer utensílio que precisar, exceto a mamadeira.

Finalmente, é importante saber que você poderá contar com água quente e algodão, além de lenços humedecidos Pampers e um trocador portátil, para aquelas horas em que uma limpadinha for necessária.


Poses, cenários e procedimentos

Existem muitas poses e cenários que podem ser usados. Mas, nosso diferencial é que o estúdio é preparado de forma única e especial para você. Você terá uma fotografia exclusiva, uma obra de arte exclusiva, ao final do ensaio.

Por isso é difícil dizer, com antecedência, quais poses ou cenários poderão ser usados. Assim, precisamos te conhecer um pouco melhor antes de fazer o ensaio. Entre em contato conosco e nos diga do que mais gosta!


Segurança e cuidados

Mesmo enquanto cresce, cuidar de seu bebê é algo essencial. Assim, o ideal é que o acompanhamento seja realizado por uma fotógrafa especializada em fotografia Newborn, pois os cuidados são praticamente os mesmos.

O seguinte trecho foi tirado do Cannon College, de autoria da fotógrafa Daniela Margotto:

O fotógrafo Newborn precisa de muita dedicação para aprender a fazer o posicionamento de forma responsável, correta e cuidadosa (lembrando que nosso modelo tem somente alguns dias de vida). Quando digo “de forma correta” é porque a anatomia do bebê nos permite alguns movimentos e outros não. Existem muitos cuidados envolvendo esse tipo de ensaio.

O que é desejável para a formação de um fotógrafo de recém-nascidos:

  • Conhecer a anatomia do corpo do bebê – até onde você pode ir e como fazer. Por exemplo: não sobrecarregar a coluna do bebê com seu próprio peso, saber até onde é o limite que o braço (ou perna) pode chegar num posicionamento, nunca deixar o bebe desacompanhado, fazer montagem em Photoshop nas poses que o bebê não se sustenta sozinho, entre outros exemplos.
  • Que o interessado nesse segmento se especialize com cursos presenciais e/ou cursos online: hoje é grande a quantidade de cursos oferecidos. Por isso a importância de se pesquisar a consistência do trabalho do professor, ouvir depoimentos de pessoas que já tenham feito cursos com ele.
  • Ter sempre em mente que a segurança vem em primeiro lugar: nunca pôr em risco a saúde e o bem-estar físico do bebê em busca de uma pose que você não se sente seguro fazendo.
  • Ser paciente: um ensaio de recém-nascido é imprevisível, ao contrário de outros ensaios. Pode demorar muitas horas. É o bebê que vai ditar as regras e determinar o ritmo da sessão. Ele pode ter que parar para mamar uma ou inúmeras vezes, pode demorar a dormir, ter cólica…
  • Ser persistente: a pose dificilmente ficará boa nas primeiras vezes que você fizer. É preciso muita persistência e praticar inúmeras vezes uma pose para que ela saia bem-feita.

Daniela Margotto tem toda razão. Foram muitos cursos e um longo caminho até ter a segurança necessária para realizar fotos nesse estilo. Além de todos os cuidados acima, ainda é muito importante que:

  1. Todo o estúdio seja limpo com material hospitalar;
  2. Todas as roupas e tecidos sejam lavados com sabão específico, mesmo quando não entram em contato com o bebê;
  3. O uso de álcool gel, da forma correta e constantemente;
  4. O controle da temperatura e da umidade do estúdio;
  5. O uso de máscaras faciais (mesmo fora da época de pandemia);
  6. Tecidos, props, materiais, enfim, todo o estúdio deve ser pensado na segurança do bebê.

Por fim, o ensaio é longo e é necessária muita paciência, tanto da fotógrafa, quanto da família que irá esperar que as fotos sejam tiradas. Assim, uma parte importante do estilo de fotografia, muitas vezes deixada em segundo plano, é o conforto do ambiente, não só para o bebê, mas também para a mãe e a família. Afinal, o bebê é como uma esponja que percebe o stress do ambiente onde está.

Se quiser saber mais sobre os cuidados que tomamos e nossos procedimentos de higiene, clique aqui.


Quanto tempo dura o ensaio

A verdade é que sou apaixonada pela fotografia e muitas vezes me perco no trabalho, tirando fotos até cansar! Por isso, tudo depende de quanto tempo vocês tem disponível e do bebê. Em geral, o ensaio de acompanhamento é realizado em três horas. Costumamos marcar sua chegada para às 15 horas e o ensaio segue a partir de sua chegada, durando, muitas vezes, até às 18 horas.

Mas, caso não tenham tempo disponível, o ensaio pode ser feito em apenas uma hora, embora nesse caso, menos fotos serão tiradas. Além disso, lembre-se que é o bebê quem manda no ensaio fotográfico. Se ele não deixar, talvez uma hora não seja o suficiente para belas fotos.

É por isso que o ideal é que você venha preparada para passar toda a tarde e sair só à noite. Também é por isso que seu conforto em nosso estúdio é tão importante.

Lembre-se, se você se atrasar, não estenderemos o tempo de ensaio.


O que levar

Uma roupa bonita, o que precisar para cuidar de seu bebê, principalmente fraldas, bom humor e paciência! Nosso estúdio é equipado com tudo que você vai precisar, inclusive as roupas para seu bebê. Assim, você não precisa se preocupar com nada!

Claro que, se seu bebê está tomando algum remédio ou se alguém tem alguma necessidade especial, é bom trazer o que for necessário.

Serviremos um lanchinho, que varia de acordo com o que temos disponível, mas que pode incluir bolachas, bolos, sanduíches de pão de forma com queijo minas, ovo, suco, água, leite, café e/ou pão de queijo. Se quiser algo em especial, pode dizer!


Roupas dos pais e parentes

A foto de família é especial e não pode deixar de ser tirada! Existem algumas fotos muito especiais que envolvem a família. É por isso que alguma roupa mais especial para você é importante. Pode ser uma roupa bonita, uma roupa que goste, qualquer coisa que ache que fará você ver a foto, no futuro, com emoção, amor e carinho. Pode ser até uma camisola especial!

Mas, para fotos de família, recomendamos roupas simples e em tons neutros. Uma calça jeans, um vestido branco, uma camisa preta… de preferência sem estampa ou detalhes muito coloridos. É importante que as roupas combinem também. Por exemplo, que todas sejam escuras ou todas claras. Roupas claras ou brancas são perfeitas.

Ah! Uma foto linda é aquela que é tirada enquanto você amamenta seu bebê. Assim, se você quiser uma foto assim, não se esqueça de um sutiã bem bonito, ou uma roupa que caia bem enquanto dá vida a seu neném recém nascido!

Se restou qualquer dúvida, por favor, entre em contato!


Quantas pessoas podem acompanhar o ensaio

Quanto menos pessoas no ensaio, melhor. O bebê recém nascido capta a energia a seu redor e se torna agitado facilmente quando há stress.

Enquanto dura a sessão, seu bebê estará com toda a segurança nas minha mãos. Assim, você terá pouco trabalho: apenas o de amamentar ou trocar a fralda de seu recém nascido. Quando tem muitas pessoas no estúdio, não é incomum que o bebê fique muito agitado, dificultando a sessão e impedindo alguns cenários e fotos.

É por isso que, quanto menos pessoas vierem na sessão, melhor!

Mas, ao mesmo tempo, a foto da família é muito importante. As fotos com a mãe, o pai e os irmãos são uma lembrança para toda a vida. Assim, é importante que você traga quem for importante para você!

Ou seja, é difícil te dizer quantas pessoas podem acompanhar o ensaio, você deve fazer como achar melhor. Mas, comumente recomendamos que apenas a família mais íntima e próxima venha ao ensaio. Mãe, pai e irmãos é o ideal.

Caso queira tirar fotos com muitas pessoas que lhe são queridas e próximas, uma alternativa é marcar o Newborn a partir das 15, por exemplo, vindo sozinha ou com poucas pessoas, e marcar com a família a partir das 18h. Assim, quando a família chegar, já teremos tirado algumas fotos e sua sessão Newborn estará garantida.


Quanto custa o Acompanhamento?

Clique no link abaixo e saiba quanto será o investimento nos ensaios:


Algumas de nossas fotos