Este artigo busca esclarecer as principais dúvidas sobre uma sessão Newborn. Para facilitar a compreensão, está dividido nas seguintes questões:

  1. Quanto tempo dura uma sessão?
  2. O que faço durante todo esse tempo?
  3. Como é uma sessão?
  4. O que preciso levar? Precisa de alguma coisa?
  5. Qual a idade que o bebê pode ter para fazer a sessão?
  6. O que comer antes da sessão?
  7. Qual a diferença entre o estilo Newborn e o estilo Lifestyle?
  8. Meu médico disse para não tirar o bebê de casa. Posso levar ele ao estúdio?
  9. Como é feita a limpeza dos materiais usados?
  10. Vocês tomara vacina contra COVID-19?
  11. Meu bebê é prematuro. Pode fazer a sessão?
  12. Meu bebê tem síndrome. Tudo bem? E se houverem outras condições especiais?
  13. Por que vocês não usam luvas?

Quanto tempo dura uma sessão?

Cada fotógrafo tem uma forma diferente de conduzir a sessão fotográfica. Nós buscamos oferecer um serviço de qualidade, com conforto e segurança. Assim, o ensaio newborn  costuma durar cerca de quatro ou cinco horas.

Esse é normalmente o tempo que leva para receber os clientes, conversar, montar o estúdio portátil (se for o caso), tirar as fotos e guardar tudo. Esse tempo é necessário para que possamos fazer tudo com muito cuidado e carinho, aproveitando ao máximo para tirar o máximo de lindas fotos do bebê, sem estressar ou machucar seu filho.

Mas, se você tiver menos tempo, avise! Podemos combinar sessões mais curtas.

Durante todo esse tempo, você terá televisão com HBO e Netflix, cafezinho, bolachas, pão de queijo, sucos, água gelada, entre outras coisas. Estará sentada em local confortável e seguro, com todo o conforto, ou mesmo no conforto de sua casa.

Terá vista e acesso à área do estúdio onde as fotos estão sendo realizada e poderá vigiar a segurança de seu bebê. Lembre-se, conforto é uma de nossas marcas!

O que faço durante todo esse tempo?

Se divirta!

Assista uma televisão, leia um livro, ouça uma boa música. Precisamos da mãe por perto, afinal, o bebê pode ficar com fome. Mas, enquanto as fotos estão sendo tiradas, você deve ficar um pouco afastada. Isso porque existe um refelexo em que se o bebê sente o cheiro da mãe por perto, vai querer mamar e acordar!

Assim, todo o ensaio é realizado pela fotógrafa. É ela quem fará o bebê dormir, quem vai fazer as posições e cuidar de todo o necessário, exceto o mamar. Aproveite a babá!

É por isso que temos televisão, lanches e até recarregador portátil de celular, caso queira.

Como é uma sessão?

Os clientes chegam e se instalam, ou chegamos na casa do cliente e instalamos todo o equipamento. Se o bebê estiver com fome, você deve dar de mamar. Depois disso, a mãe dá o bebê para a fotógrafa, que ficará responsável por cuidadar de tudo.

A fotógrafa irá fazer o bebê dormir, vestir ele, preparar o cenário, tirar as fotos, enfim, fazer todo o ensaio, com todo o cuidado, carinho e amor. Planejamos cada cenário cuidadosamente para tirar uma foto que será uma obra de arte.

Depois de algum tempo, o bebê poderá querer mamar, ou deverá ser trocado. Essa é a parte em que precisamos da mãe por perto, para elimentar e talvez limpar o bebê.

Ah! E é claro que, se você quiser, podemos tirar fotos da amamentação e da família. Mas, essas fotos podem ser feitas logo no início do ensaio, no meio ou no final. É o bebê quem manda!

O que preciso levar? Precisa de alguma coisa?

Tudo que precisamos para tirar as fotos do bebê, e também para o cenário, é providenciado pela fotógrafa. Roupas, panos, cestos, cenários… Você não precisa de nada para seu bebê!

Mas, se você tem algo especial, que gostaria que ficasse registrado, como o primeiro sapatinho, uma decoração ou uma roupinha, deve levar.

Você também precisa levar tudo o necessário para cuidar de seu bebê. A alimentação é o mais importante (o peito ou a mamadeira), além da fralda. Não mantemos fralda em nosso estúdio por haver inúmeras marcas, tipos e tamanhos, tornando difícil um estoque que atenda a todos.

Além disso, caso queira foto da amamentação ou da família, você deve estar vestida e produzida a seu gosto. Você não precisa de nada em especial, apenas uma roupa bonita e/ou uma maquiagem leve, ser for do seu gosto.

Enfim, o mais importante é levar calma e tranquilidade, para se divertir e ter lindas fotos!

Qual a idade que o bebê pode ter para fazer a sessão?

Recomenda-se fazer a sessão newborn entre 7 e 15 dias de vida do bebê. Nessa idade, o bebê ainda não tem cólicas e possui uma alta flexibilidade, possibilitando algumas poses que podem não ser possíveis em outra idade.

Mas, a verdade é que cada bebê é único. Já tiramos fotos de todas as idades e em todas elas é possível fazer uma linda sessão. Assim, não se acanhe em querer lindas fotos de seu bebê, apenas porque ele tem essa ou aquela idade. É possível tirar com qualquer idade!

Apenas lembre-se que há um motivo para se querer um bebê com 7 a 15 dias de idade. Se ele for mais velho, a sessão pode ser mais difícil e poderão haver menos fotos disponíveis para você escolher.

Ah! E não se preocupe com a segurança do bebê. Todo o estúdio e material passa por uma rigorosa limpeza, além de outros cuidados essenciais que garantem a segurança do bebê. E, é claro, temos treinamento específico para lidar com bebês dessa idade.

O que comer antes da sessão?

Essa é uma pergunta comum e a resposta simples é: não altere sua rotina.

Cada bebê é único e cada pessoa se alimenta de uma forma única. Muito mais importante sobre o que comer ou beber é se divertir e ficar tranquila.

Aproveite o momento, sem preocupações.

Qual a diferença entre o estilo Newborn e o estilo Lifestyle?

Essa pergunta mereceu uma página só para ela.

Mas, resumindo, no Newborn as fotos são posadas, artísticas, procurando criar uma composição que lembra uma verdadeira obra de arte. Assim, procura-se mais a beleza que o retrato real, uma composição ao mesmo tempo bela e capaz de criar emoções. As fotos são tiradas normalmente com o bebê dormindo em cenários cuidadosamente arrumados para que a composição se torne uma obra de arte final.

O estilo Lifestyle procura retratar o bebê como ele realmente é. O objetivo ainda é artístico, de modo que se buscam lindas fotos, mas se busca retratar o bebê como ele é e o ambiente em que ele vive. Assim, buscam-se retratos coma família, animais de estimação, o banho, ele dormindo no berço, o lindo ato de amamentar… Busca-se retratar o bebê usando suas roupas, imerso em seu ambiente e recebendo o amor de sua família.

Meu médico disse para não tirar o bebê de casa. Posso levar ele ao estúdio?

Nunca contrarie seu médico. Se ele indicou que você não pode tirar o bebê de casa, não tire.

Mas, pergunte à ele se você pode fazer, especificamente, uma sessão newborn em estúdio limpo e controlado. Se ele continuar indicando que não, pergunte à ele se podemos ir à sua casa fazer a sessão e os cuidados necessários.

Lembre-se, sempre repasse à fotógrafa todas as instruções dadas pelo médico de seu bebê!

Como é feita a limpeza dos materiais usados?

  • Todos os panos e tecidos são lavados com sabão OMO puro cuidado e amaciante Confort hipoalergênico;
    • Tudo o que o bebê toca foi lavado dessa forma;
    • O sofá dos convidados é coberto com panos limpos, garantindo higiene total;
  • Todos os objetos que não podem ser lavados são enxarcados com álcool 70%;
  • Usa-se álcool isopropílico 100% para limpeza dos eletrônicos (câmeras e lentes);
  • Todo o estúdio é limpo com produto de uso hospitalar:
    • O chão é limpo com o uso de esfregão;
    • Usamos vaporizador para que todos os lugares sejam alcançados;
    • Mata-se 99,9% das bactérias, vírus e fungos;
    • O vaporizador é empregado em todos os lugares, tais como:
      • Paredes;
      • Plantas;
      • Props;
      • Sofás;
      • Almofadas;
      • Etc.
    • Usa-se 2 litros de produto concentrado, por limpeza;
    • O banheiro é minuciosamente limpo e desinfetado;
  • O espaço do estúdio é de circulação restrita;
  • Usa-se máscara cirúrgica nova, com eficiência certificada de proteção superior a 98%;
  • Uso constante de álcool-gel nas mãos.

O produto usado para desinfecção geral é o Cloreto de Alquil Dimetil Benzil Amônio a 0,5%. É um produto seguro para a saúde humana, muito usado em hospitais e até produtos caseiros, mas com alto poder germicida. A concentração foi cuidadosamente estudada para garantir a desinfecção sem danificar os produtos e sem risco à saúde do bebê.

Vocês tomaram vacina contra COVID-19?

Sim. Tanto a fotógrafa, quanto o assistente, possuem duas vacinas da Oxford AstraZeneca.

Além disso, tomamos diversos outros cuidados, como:

  • Vacina para gripe;
  • Não realizar sessão a qualquer sinal de doença
  • Limpeza do ambiente;
  • Uso de máscara com BFE > 98%
  • Uso de álcool gel nas mãos
  • Lavagem de todos os panos e tecidos.

Meu bebê é prematuro. Pode fazer a sessão?

Mas claro que sim! Se houver liberação (alta) do médico, o bebê poderá fazer a sessão newborn com toda a tranquilidade.

Cada bebê é único e um bebê prematuro terá suas particularidades que deverão ser respeitadas. É o bebê quem manda na sessão!

Assim, pode ser difícil fazer uma ou outra pose, ou a sessão pode render um pouco menos de fotos. Mesmo assim, tenha a certeza de que terá dezenas de lindas fotos para escolher.

Meu bebê tem síndrome. Tudo bem? E se houverem outras condições especiais?

Se o seu bebê tiver qualquer condição médica ou de saúde, é importante observar apenas dois princípios:

  • Converse com seu pediatra e veja se o bebê poderá fazer o ensaio;
  • Converse com a fotógrafa e explique a situação direitinho!

Nós sempre respeitaremos as ordens médicas e nunca faremos nada que vá prejudicar seu bebê. Assim, pode confiar que faremos tudo para produzir uma sessão com arte, cuidado e amor em cada clique.

Por que vocês não usam luvas?

O uso de luvas não é recomendado, por reduzir a higiene do estúdio!

Nossas mãos são altamente contaminadas. Uma esfregada no olho, coçada no nariz, pegar em dinheiro ou colocar a senha na maquininha… Tudo isso pode contaminar as mãos.

Para a desinfeção das mãos o correto é usar álcool gel 70%, que elimina 99,9% dos vírus, bactérias e germes.

O uso de luvas somente é indicado em procedimentos médicos. No entanto, o médico é treinado para não sujar as mãos durante o procedimento e a descartar a luva, assim que o procedimento termina.

É importante dizer que uma série de pesquisas demonstrou que as pessoas não limpam as luvas. Ou seja, a luva deve ser utilizada durante o procedimento e logo descartada, sendo desaconselhável seu uso por mais de alguns minutos. E mesmo o descarte das luvas é normalmente realizado de modo incorreto por quem não tem o devido treinamento, contaminando as mãos no próprio ato de retirar as luvas.

Para tentar explicar melhor, vamos dar um exemplo hipotético. Vamos supor que a fotógrafa use luvas para tirar fotografias. Durante a sessão fotográfica, vamos supor que a fotógrafa coloque a máquina fotográfica dela no chão ou coce o nariz. Assim, mesmo de máscara, ela pode ter contaminado as mãos.

Por estar de luvas, a tendência é que essa fotógrafa não limpe as mãos, aumentando o risco de contaminação do bebê. Assim, as luvas dão uma falsa sensasão de segurança.

No entanto, se a fotógrafa passar álcool-gel nas mãos garante-se 99,9% de limpeza. Se esse procedimento é corriqueiramente utilizado, se tornando um hábito, verifica-se que as mãos tendem a serem muito mais limpas sem o uso de luvas.

O uso de luvas não só aumenta o risco para seu bebê, mas também impede o contato humano, tornando a sessão fotográfica mais difícil e o contato entre a fotógrafa e o bebê menos humano.

Por isso nosso estúdio não usa luvas.